domingo, fevereiro 08, 2009

Saúde dos olhos.

A Síndrome do Olho Seco

O que pode parecer uma simples infecção ou alergia ocular, muitas vezes, trata-se de uma doença resultante da umidade e lubrificação inadequada do olho. Cerca de 10% a 20% da população adulta em todo o mundo sofrem com a Síndrome do Olho Seco. No Brasil, estima-se que 18 milhões de pessoas sejam portadoras da doença.
A Síndrome do Olho Seco, considerada crônica, é caracterizada pela diminuição da produção de lágrima ou deficiência em algum dos seus componentes, isto é, pouca quantidade ou má qualidade da mesma. Além disso, pode estar associada às condições do meio ambiente (poluição, ar condicionado, uso de computadores), uso de lentes de contato, pessoas com idade avançada, especialmente mulheres em fase de pós menopausa e doenças sistêmicas como a Stevens-Johnson, artrite reumatóide, etc. (Dados da APOS – Associação dos Portadores de Olho Seco).

Segundo Dr. José Álvaro Pereira Gomes, Presidente da entidade, a doença é a segunda maior causa de atendimento nos consultórios oftalmológicos, depois de refração. Quando não diagnosticada corretamente e tratada pode evoluir para lesão da superfície ocular e, em alguns casos, a perda da visão.

Existe tratamento e, de acordo com o médico, depende dos sintomas e grau em que se encontra. O mais indicado pelo especialista é o uso de “lágrimas artificiais”, sem conservantes, com a finalidade de manter o olho permanentemente umedecido. Outra dica do médico para evitar o Olho Seco é beber muita água e consumir alimentos ricos em Ômega 3, como linhaça e peixes, que melhoram a qualidade das lágrimas.
Veja exemplo abaixo das principais causas de Olho Seco.
Para Cleivânia Lima de Almeida, professora, portadora da síndrome do olho seco, que os sintomas mais comuns da doença são ardor, queimação, irritação, olhos vermelhos, sensação de areia nos olhos, desconforto após ver televisão por muito tempo, entre outros. Ela acaba de lançar na Bienal/2008 o livro “Das Cinzas ao Renascimento. Um caso de Síndrome de Stevens –Johnson, onde relata também sua experiência como portadora do olho seco”.
Fique de olho. Se você apresentar algum dos sintomas citados, procure um especialista. Você pode ser portador do olho seco e não sabe. No Brasil, a APÓS- Associação dos Portadores de Olho Seco oferece apoio, educação e informação a todos os familiares e pacientes portadores da Síndrome do Olho Seco.

Mais informações sobre a síndrome do Olho Seco.
Rua Tamandaré, 693, 5º andar - Liberdade, São Paulo, telefone (11) 3208-8727,
Assessoria de Imprensa da APOS:
SPOKE Comunicação & Marketing
Andréia Wingeter
(11) 3849-0002 ramal: 207

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial