quinta-feira, agosto 14, 2008

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Campanha coloca Educação em foco nas eleições 2008

Movimento Todos Pela Educação lança campanha “No ar: Todos Pela Educação – Eleições 2008” , dia 19, no MAM -SP , às 19h, em parceria com veículos de todo País e comunicadores das principais emissoras.

Você sabia que o começo da vida escolar de uma criança depende do prefeito e de seu secretário de Educação? O município é o responsável prioritário pelos anos iniciais da Educação Básica, como a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, onde acontece a alfabetização, por exemplo. Por isso, a eleição municipal é tão importante para a Educação.

Pensando nisso, o movimento Todos Pela Educação reuniu entidades de mídia, veículos de comunicação e comunicadores para, juntos, levantarem a bandeira da qualidade na Educação e mostrar para a população o papel do município nesse desafio. Essa união resultou no projeto “No ar: Todos Pela Educação – Eleições 2008” .

Desenvolvida voluntariamente pela DM9DDB, a campanha será lançada na próxima terça-feira, dia 19, às 19h, no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde estarão presentes parceiros do projeto, artistas e lideranças do movimento.

A veiculação da campanha também inicia no dia 19 de agosto, por ser este o primeiro dia de programa eleitoral obrigatório, e permanece até o fim das eleições, em outubro.

Essa ampla articulação conta com o apoio:

• das entidades ABERT (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV), GPR (Grupo de Profissionais do Rádio), ANJ (Associação Nacional dos Jornais), ABTU (Associação Brasileira das TVs Universitárias) e IAB (Internet Advisors Bureau);
• do Tribunal Superior Eleitoral;
• das Redes Nacionais de TV e Afiliadas da Globo, Record, SBT, RedeTV, Cultura e Bandeirantes;
• e de artistas e comunicadores que também participaram de forma voluntária da campanha. São eles: Ana Maria Braga , Luciano Huck, Christiane Torloni e Mariana Ximenes, da TV Globo; Ana Hickmann, Britto Jr, Eliana e Rodrigo Faro, da Record; Heródoto Barbeiro, Rappin Hood, Antônio Abujamra e Fernando Gomes (Júlio – Cocoricó) da TV Cultura; Daniela Albuquerque , Renata Maranhão, Rodolpho Gamberini e Marcelo Rezende da Rede TV; Beto Marden, Cris Poli, Lígia Mendes e Thomas Roth da SBT; Márcia Goldschmidt, Otávio Mesquita, Raul Gil e Ticiana Villas-Bôas da TV Bandeirantes.

Projeto “No ar: Todos Pela Educação – Eleições 2008”

O projeto está dividido em três frentes:

1. Campanha de comunicação de massa de TV, mídia impressa e internet. Cada uma das emissoras de TV parceiras indicou quatro comunicadores da sua grade, que gravaram filmes de 15 segundos cada, com mensagens sobre a importância da Educação de qualidade para a melhoria da vida dos brasileiros e, portanto, sua relevância nas eleições municipais.

Além das propagandas de TV, a agência voluntária do movimento DM9DDB, pertencente ao Grupo ABC, produziu anúncios para a mídia impressa (jornais e revistas) e para a internet cuja veiculação é apoiada, respectivamente, pela ANJ e IAB.

2. Conteúdo para rádio. O Rádio é o veículo amigo dos brasileiros, com enorme abrangência, capaz de chegar a todos os cantos do Brasil e conversar ao pé do ouvido com os mais diferentes públicos. Vivemos em um país continental, permeado pelas mais diversas realidades, e só o Rádio é capaz de dialogar diretamente com cada uma delas.

Com esse entendimento, o Todos Pela Educação, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), desenvolveu um projeto protagonizado pelo Rádio, que começa com as eleições municipais e continua por no mínimo 12 meses.

Foi criada uma central de relacionamento para os radialistas para troca de experiências, informações estatísticas e sugestões de conteúdos. Para estimular essa rede, serão enviados mensalmente kits para 5.000 rádios de todo o Brasil.

Nesse primeiro envio, os radialistas terão acesso à depoimentos de Wagner Moura, Camila Pitanga, Britto Jr. e Gabriela Duarte, entrevistas conduzidas pelo jornalista Gilberto Dimenstein , com Daiane dos Santos, Ziraldo, Maurício de Souza e Seu Jorge, dicas do que cobrar dos candidatos, uma música sobre o tema Educação e Eleições, vinhetas de Hora Certa e Previsão do Tempo e o Boletim Rádios Pela Infância do Unicef.

3. Mobilização editorial. Para aprofundar o debate, é preciso que os meios de comunicação coloquem o tema Educação de qualidade em destaque na pauta da cobertura das eleições 2008. Para isso, o Todos Pela Educação está organizado para dar subsídios aos jornalistas, por meio de quatro ações principais. No site do Todos Pela Educação (www.todospelaeducacao.org.br), na seção Comunicação, os jornalistas encontram sugestões de pauta, clipagem do que saiu sobre Educação nos principais jornais do País, além de todas as peças da campanha, disponíveis para download.

Também no site, na seção De Olho na Educação (ou pelo site www.deolhonaeducacao.org.br) os internautas têm acesso às principais informações sobre a Educação brasileira, com os resultados de indicadores nos estados, municípios e escolas. Há, ainda, uma seção de recomendações, com dicas de como cada um pode fazer a sua parte.

O movimento envia diariamente o informativo “Notícias do dia”, com sugestões de pauta e clipagem de notícias sobre Educação publicadas nos principais jornais do País. Para receber o informativo basta solicitar pelo endereço contato@todospelaeducacao.org.br.

O Todos Pela Educação também realiza, gratuitamente e sob demanda, um seminário dedicado a jornalistas para apresentar dados estatísticos e debater sobre o tema.

Sobre o Todos Pela Educação

O Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil, lançado em setembro de 2006, que conta com a participação de lideranças sociais, gestores públicos, iniciativa privada e educadores. O principal objetivo do movimento é garantir que todos os brasileiros tenham acesso a uma Educação de qualidade.

Para alcançar a Educação que o Brasil precisa, foram definidas 5 Metas específicas, simples, compreensíveis e focadas em resultados mensuráveis, que devem ser atingidas até 7 de setembro de 2022:

Meta 1:. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.
Meta 2: Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.
Meta 3: Todo aluno com aprendizado adequado à sua série.
Meta 4: Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos.
Meta 5: Investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Dados da Educação Brasileira:

• Menos de 5% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental está plenamente alfabetizado. Ou seja, a grande maioria não consegue entender um texto simples.
• Apenas 2 em cada 10 alunos da 8ª série do Ensino Fundamental aprenderam o conteúdo adequado de Língua Portuguesa e somente 1 o de Matemática.
• 62% dos jovens brasileiros de 19 anos não conseguiu concluir o Ensino Médio.
• Repetência, evasão, falta de qualidade são problemas que afetam diariamente o futuro dos alunos e de todo o País.
• O Brasil investe em seus alunos da Educação Básica a metade do que investe o México, oito vezes menos que a Finlândia e dez vezes menos que os EUA.

Serviço: Lançamento da campanha “No ar: Todos Pela Educação – Eleições 2008”
QUANDO: Terça-feira, 19 de agosto, às 19h
ONDE: Museu de Arte Moderna de São Paulo – Parque do Ibirapuera – Portão 3.

Fonte:www.todospelaeducacao.org.br

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