sábado, fevereiro 14, 2009

Exposição- Paranapiacaba

Paranapiacaba: 142 anos da ferrovia

Pelo segundo ano consecutivo a vila de Paranapiacaba que foi construída, na segunda metade do século XIX, pelos ingleses. Comemora o aniversário de inauguração da primeira ferrovia do Estado de São Paulo, que ligava o porto de Santos à Jundiaí, passando pela vila e assim, dando um grande impulso na economia da região.

A vila nasceu a partir de 1860, com a instalação do acampamento dos trabalhadores da construção dessa ferrovia. A empresa responsável pela operação da ferrovia, a São Paulo Railway Company (SPR), decidiu então construir a vila para abrigar estes trabalhadores.

Com a construção da vila, na Parte Baixa, mantendo as mesmas características inglesas com suas construções em madeira. Na Parte Alta, do outro lado da linha, a Igreja Católica e o comércio para abastecer a vila. Esse lugar místico, que alimenta até hoje o imaginário popular estar localizado no Alto da Serra do Mar, a 50km da capital de São Paulo.

Seu patrimônio tecnológico e seu entorno, composto por remanescentes da Mata Atlântica, foram tombados, em 1987 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), em 2002 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e no ano seguinte na esfera municipal, pelo Condephapaasa.

Em 2002, a Vila de Paranapiacaba, pertencia à RFFSA e foi adquirida pela Prefeitura da cidade de Santo André. Desde então a Administração Municipal tem investido na vila, com a preocupação de cuidar do patrimônio histórico e ambiental.

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre a história dessa Vila de Paranapiacaba que preserva ainda suas características inglesas, seja nas suas construções e na neblina que cobre o local.

A programação em comemoração dos 142 anos da ferrovia, ocorrerá nesse sábado e domingo(14 e 15/02), com exposição de fotos, slides e vídeos de Paranapiacaba, organizado pelo fotógrafo Adauto Gonçalves Rodrigues, que nasceu e morou muitos anos na vila, em parceria com a ONG “Mãe Natureza” e com o apoio da Prefeitura de Santo André.

Local do evento: (Paranapiacaba-Santo André)
Clube União Lyra Serrano - rua Antonio Olintho, s/n, na Parte Baixa.
Dia: 14 e 15/02
Horário: das 10 horas às 18 horas
Entrada: Gratuita.

Como chegar

De carro: Seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (estrada Velha de Santos) até o Km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o Km 45,5. Daí pegar a SP 122 até Paranapiacaba.
De ônibus: Saídas a cada 40 minutos do Terminal Rodoviário de Santo André (Tersa), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires, fone: 4828-1019)

Foto: Divulgação

Colaboração de Marcos Imbrizi
Prefeitura de Santo André
Tel. 4433-0137

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial